IPVA 2020 MG: Consulta, Valor, Tabela, Pagamento, Detran MG

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto estadual, ou seja, cobrado pelo Estado e Distrito Federal. O tributo arrecada dinheiro sobre cada automóvel em solo brasileiro, inclusive em Minas Gerais. É muito importante pagar o IPVA 2020 MG em dia e não deixar para pagar na última hora.  Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o IPVA 2020 MG, a matéria a seguir foi elaborada.

IPVA-2020-MG

IPVA 2020 MG

O maior benefício de estar com o IPVA anual em dia é livrar-se de multas desnecessárias e até possível apreensão do veículo. Para tanto, é importante inteirar-se com informações relevantes sobre o IPVA 2020 MG, como consultas, valores, datas etc.

Como Fazer Consulta IPVA 2020 MG?

Em primeiro lugar, entre aqui no site oficial

Na aba “Veículos”, acesse o assunto de interesse:

Para consulta de valores do IPVA 2020 MG, tenha em mãos o número do RENAVAM do veículo.

Em seguida, emita a guia de pagamento do IPVA, clicando na opção conforme descrito abaixo:

O pagamento do IPVA 2020 MG pode ser feito pelos seguintes meios:

  • Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de auto atendimento (é necessário estar em posse do número do RENAVAM).

Para acessar a lista de bancos credenciados, clique aqui.

Valor IPVA 2020 MG

Em Minas Gerais, o IPVA do ano corrente é calculado aplicando-se sobre a base de cálculo as seguintes alíquotas:

Segundo o site do Ministério da Fazenda do governo de Minas Gerais, o IPVA MG 2019 é cobrado da seguinte maneira:

  • Quando o veículo é novo, a base de cálculo do IPVA é o preço total que consta no respectivo documento fiscal de venda.

    Nesse caso, se o veículo é de procedência estrangeira, a base de cálculo é o preço que consta no documento de desembaraço aduaneiro, acrescido dos demais tributos e encargos, ainda que não recolhidos pelo importador.

  • Para veículo usado, a base de cálculo do IPVA é o preço médio praticado no mercado, no final do exercício anterior ao da cobrança, divulgado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG).

Desde o IPVA do exercício 2008, essa cotação é realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) com supervisão dos técnicos da SEF/MG.

O valor do IPVA relativo a veículo novo ou usado anteriormente não sujeito à incidência deste imposto é calculado proporcionalmente ao número de dias restantes no exercício, incluído o dia em que se deu a ocorrência do fato gerador.

Prazos para pagamento IPVA 2020 MG

A escala de vencimentos do IPVA 2020 MG inicia em 10 de janeiro e termina em 21 de março, para todos os veículos automotores rodoviários usados, variando de acordo com o número final da placa. 

  • Caso você necessite, aproveite e se informe-se sobre o IPVA atrasado!

O prazo para pagamento à vista e com desconto de 3% é de 10 a 16 de janeiro, conforme o numero final da placa. A tabela a seguir serve como referência, do ano 2018.

Qualquer outra dúvida referente ao pagamento do IPVA Minas Gerais 2020 é só acessar o site ou contatar o DETRAN MG:

Embora a tabela atualizada do IPVA 2020 ainda não tenha sido liberada, assim que estiver disponível, atualizaremos as informações aqui na página.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 9

IPVA 2020 MG: Consulta, Valor, Tabela, Pagamento, Detran MG